24 de mar. de 2011

GRATIDÃO



Hoje me detive a observar algumas temáticas das nossas igrejas, e confesso que fiquei muito triste com minhas observações. Campanhas de prosperidade, vitória, bênçãos e mais bênçãos. Não é que isso seja errado, mas creio que muitas vezes estamos tão empenhados em buscar apenas as bênçãos de Deus, e perdemos o alvo, que é a busca pelo próprio Deus.

Ao invés de querermos tanto das  dádivas do Senhor, já se perguntou o que pode dar a Ele?

Davi tinha essa preocupação para com Deus, e no Salmo 116:03 ele escreveu: “O que darei eu ao Senhor por todos os benefícios que me tem feito?”

O mais interessante deste ato é que o salmista estava passando por um momento terrível, de angústia, sendo afrontado pelo inimigo; e após a providência do Senhor, ele prontamente pensou em algo que agradaria a Deus, para denotar a sua gratidão ao Pai.

A pergunta do salmista é algo que todo cristão deve responder, individualmente. O favor de Deus não tem preço, não temos como pagar com dinheiro ou sendo “bonzinhos”, nada disto. A única coisa que podemos oferecer a Ele é devoção e gratidão, ou seja, nossa própria vida e motivação, além de um  coração contrito e quebrantado.

No salmo 116, o Davi cita algumas coisas que podemos oferecer como oferta de gratidão a Deus por tantos benefícios que Ele nos tem dado.

1. (Salmos 116:13a) Tomarei o cálice da salvação...

A maior demonstração a gratidão e devoção a Deus é entregar sua vida a Ele. Tomar o cálice da salvação é aceitá-lo como Senhor e Salvador. Os benefícios são para nós, mas Ele se alegra em nos salvar. Há uma festa no céu quando um pecador se arrepende (Lc 15.7).

2. (Salmos 116:13b)  Invocarei o nome do SENHOR.  

Deus se sente honrado quando buscamos cada vez mais a sua face. Ele está pronto a nos responder (Jr 33.3). Uma forma de prestar devoção a Deus é buscá-lo incessantemente. Deus não gosta de ser ignorado, deixado de lado. Isso é uma característica paterna. Deve existir uma comunhão de filho para pai, entre você e Deus o seu pai.

3. (Salmos 116:14) Pagarei os meus votos ao SENHOR, agora, na presença de todo o seu povo.

Outra forma de prestar gratidão a Deus é ser cristão compromissado. Há várias maneiras de pagar os votos, diante do Senhor:

- Se você tem um compromisso com a casa de Deus, cumpra-o.
- Se você prometeu evangelizar, visitar, orar, orientar, faça isso.
- Não se esqueça dos dízimos e ofertas, é voto e compromisso. Deus está observando sua fidelidade.
- Esteja sempre envolvido com a obra de Deus, em comunhão com a igreja de Cristo.

4. (Salmos 116:17) Oferecer-te-ei sacrifícios de louvor, e invocarei o nome do SENHOR.

Grande diferença há entre cantar e louvar. Louvar é adorar a Deus através de cânticos, e também através de sua vida!!!!

Quando o salmista diz: "Sacrifícios de louvor", ele fala sobre algo difícil, fala sobre renúncia, abstinência. Se não houvesse renúncia, não seria sacrifício.

5. (Salmos 116:9)  Andarei perante a face do SENHOR na terra dos viventes.

Este versículo nos leva a pensar em temor. O crente fiel sabe que os olhos de Deus estão em toda parte. Andar perante a face do Senhor é ser santo, não apenas na igreja. É ser crente em casa, no trabalho, sempre adorando a Deus, e lutando em batalhas espirituais inacabáveis.

Mostramos gratidão e fidelidade a Deus, quando andamos em sua presença, independente de lugar, ou enfrentando situações adversas ou não, mas em todo lugar, até os confins da Terra.



Que Deus te abençoe grandemente!

Gostou do texto? Quer compartilhar no seu Blog/Site? 
Entre em contato conosco no e-mail souassembleianoeadoro@hotmail.com
Texto de autoria de Jussara Rosa - Todos os Direitos Reservados ©2011 - Plágio é Crime!

2 comentários:

  1. QUE LHE DISSE QUE O SALMO 116 FOI ESCRITO POR DAVI? dannyelsanttos@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vários motivos nos leva a crer nisso e quase termos a certeza
      1º a palavra calice aparece em 5 vezes no AT inteiro, 1 por isaias que não escreveu salmos, e outras 4 no livro de salmo, dessas 4, 3 são salmos de Davi e 1 de Asafe, poderíamos deduzir que um dos dois foi, vale lembrar que na biblia Hebraica os salmos não são como é na nossa, alguns salmos foram unidos ou separados, e o salmo 116 foi um deles, que tem ligação com salmo 147 que este mesmo no verso 2 fala referente ao templo - templo este que Davi após trazer a arca da aliança e depois de tudo isso separar levitas para cuidar da adoração 1 Cr 6.31, ainda veremos depois disso em 1 Cr 3,39 asafe sendo um dos separados - salmos 116 vemos um coração agradecido pelos livramentos, por ouvir as suplicas - e pela salvação quando não havia mais situação... este quadro se encaixa perfeitamente em Davi, somente em Davi... Claro não temos a certeza pois a bliblia não diz, mas podemos deduzir que sim...

      Excluir